Falta de mão de obra qualificada diminuiu, informa estudo realizado pela ManPowerGroup, consultoria de recursos humanos. Foram ouvidos mais de 40 mil empregadores em mais de 40 países. *Por Redator Hubse

O Brasil ocupa a 9º colocação com 81% dos empregadores informando que estão com dificuldade em encontrar mão de obra qualificada, isso é 10 pontos a mais que o estudo realizado no ano passado e ultrapassando média global de 75%.

Veja o ranking dos 10 países com mais dificuldade em encontrar mão de obra com especialização:

  1. Taiwan – 88%
  2. Portugal – 85%
  3. Singapura –  84%
  4. China – 83%
  5. Hong Kong – 83%
  6. Índia – 83%
  7. Romênia – 82%
  8. Austrália – 81%
  9. Brasil – 81%
  10. Espanha – 80%

5 setores onde há mais falta de mão de obra qualificada:

  • Banco e finanças – 86%
  • TI e tecnologia – 84%
  • Indústria – 84%
  • Educação, saúde e governo – 80%
  • Atacado e varejo – 79%

No estudo, também é apontado as áreas onde a procura por mão de obra qualificada é maior:

Fonte: Escassez de talentos no Brasil e no Mundo: Quem detém o talento, detém o futuro.

Quais são as 5 soft skills mais procuradas pelos empregadores?

As soft skills são as habilidades não técnicas, ou seja, diz sobre sua capacidade de se comportar e lidar com diferentes situações. O estudo em questão também lista as soft skills mais procuradas no mercado. São elas:

  1. Raciocínio e resolução de problemas.
  2. Resiliência e Adaptabilidade.
  3. Iniciativa.
  4. Confiabilidade e Autodesciplina.
  5. Espírito colaborativo e Trabalho em equipe.

Como o Lifelong Learning pode ajudar a zerar esse GAP entre vagas e mão de obra capacitada?

Para você que não sabe o que significa Lifelong Learning, sugerimos a leitura do seguinte artigo: O Lifelong learning já é uma realidade. Você está preparado?

Mas, de modo geral, o Lifelong Learning significa em tradução livre para o português “aprendizado ao longo da vida” , seja no profissional, pessoal e acadêmico. Lifelong Learning é mais do que um conceito, é um estilo de vida adotado por aqueles que acreditam que o conhecimento é continuo e nunca é tarde demais para começar. Para saber mais sobre os benefícios desse estilo de vida para a carreira profissional, clique aqui.

O novo produto da Hubse está preparado para zerar esse GAP, veja como:

Nos últimos 10 anos, o Brasil teve uma oscilação em relação a  falta de mão de obra com especialização, porém, a partir 2019 houve um aumento nesse percentual. Mas, o que pode estar resultando esse aumento? Porque está tão difícil encontrar mãos de obra qualificadas? E a resposta pode ser a falta de meios para realização de treinamentos e capacitações, ou seja, adotar um ambiente virtual onde o próprio empregador possa capacitar seus colaboradores.

Pensando nisso, a Hubse desenvolveu uma plataforma de conhecimento adaptativo (a Wisd), que é muito mais que um ambiente EAD, e sim, uma plataforma intuitiva, moderna que quebra com o paradigma do processo de aprendizagem tradicional.

Quer ter uma experiência imersiva na plataforma?

 

Fonte: (Escassez de talentos no Brasil e no Mundo: Quem detém o talento, detém o futuro).
Quer se conectar com a Hubse?