Lifelong Learning: o conceito de aprender de forma contínua

O lifelong learning responde às necessidades requisitadas pelo mercado: dinamismo e inovação. Entenda este conceito e saiba como aplicá-lo no dia-a-dia. *Por Thaís Perez

Lifelong Learning, em tradução livre para o português, significa “aprendizado ao longo da vida”, seja no âmbito profissional, acadêmico ou pessoal. Esse conceito surgiu em 1970, sendo concebido por órgãos internacionais – OECD (Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico), UNESCO e Conselho Europeu. 

Nos últimos anos, o Lifelong Learning se tornou uma expressão comum, ganhando força no mundo contemporâneo, uma vez que reflete o dinamismo e inovação requisitados pelo mercado. A ideia central deste conceito é estudar de forma contínua, ou seja, a todo e qualquer momento é possível estudar, quebrando com o paradigma “de que existe idade certa para aprender”. 

Entendendo com mais profundidade o Lifelong Learning

Com as transformações sociais e digitais, os profissionais têm se deparado com a necessidade de aprimorar os conhecimentos cada vez mais. Surge, então, a solução do Lifelong Learning, um conceito, ou melhor, um estilo de vida que entende o processo de aprendizagem sem um fim determinado. O aprendizado é para sempre!  

De acordo com a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNAD Contínua) 2019, a média de anos de estudo dos brasileiros com 25 anos ou mais é de 9,4 anos. Deste público, o percentual de pessoas que concluem o ensino superior é de 17,4%, segundo a Pesquisa. Além de mostrar a importância da adesão a escolaridade básica, uma parte fundamental dentro do conceito Lifelong Learning, estes indicadores evidenciam que a minoria da população brasileira alcança uma formação até o ensino superior. 

Apesar do pequeno grupo, algumas pesquisas apontam que já existem brasileiros aderindo à prática do lifelong learning. Um estudo realizado pela Pearson ouviu 21,5 mil pessoas com idades entre 14 e 70 anos em nove países, indicando que 84% dos brasileiros empregados com mais de 18 anos olham para a educação continuada como uma forma de auxiliar na obtenção de ganhos profissionais, como aumentos e promoções. Nos Estados Unidos, 73% dos adultos se consideram lifelong learners, segunda uma pesquisa da Pew Research Center. 

De qualquer forma, o lifelong learning propõe uma mudança de mindset, entendendo a educação como um processo continuo, que se expande quanto a idade e maneiras de aprender.  

Quais os benefícios de aderir ao Lifelong Learning?

Além de um valioso diferencial competitivo na carreira, a aprendizagem continua desenvolve competências e habilidades (hard e soft skills) que aumentam chances de prosperar na área profissional. Cabe ressaltar que esse conceito entende a busca pela educação permanente como algo voluntaria e proativa, não requisitando, necessariamente, de vínculos com instituições de ensino. 

Empresas que investem em uma formação continuada dos seus colaboradores contribuem para o crescimento sustentável da sociedade, geram engajamento, produtividade e tangibilizam propósitos. 

Entre os benefícios e vantagens de aderir ao Lifelong Learning, podemos destacar: 

  • Estimulo da criatividade;
  • Domínio de novas tecnologias; 
  • Surgimento de oportunidades; 
  • Vantagem competitiva.

Educação continuada na prática!

Compreendendo o conceito e sua importância, veja como aderir o lifelong learning no dia-a-dia. 

1) Seus interesses: o que você quer aprender? 

Um primeiro ponto é refletir sobre seus interesses de estudos, seja ligado à carreira ou a outras áreas da vida. Essa reflexão é importante para levantar e traçar sua jornada de aprendizado.  

2) Tendências do mercado: o que está em alta? 

As tecnologias estão se transformando a todo momento, por isso, acompanhar o que o mercado está requisitando é crucial para manter os estudos e competências atualizadas.  

3) Planejamento: quais seus objetivos e metas?

Apesar do lifelong learning requisitar uma aprendizagem de forma voluntaria e proativa, é importante planejar os estudos. Por onde começar? Por onde ir? Em quanto tempo? E o próximo passo? As definições de metas e objetivos podem auxiliar nessas perguntas, desenvolvendo estrategicamente a jornada do aprendedor, o motivando a atingir um propósito.  

4) Procure melhorar constantemente!

É interessante revisar, periodicamente, as competências e habilidades propostas e adquiridas, identificando os pontos de melhoria.  

Um exemplo prático: pense em um arquiteto que almeja alcançar o cargo de chefia do seu departamento. Apesar desse profissional dominar competências de ciências exatas e realizar excelentes projetos, o cargo desejado necessita da habilidade liderança. Dessa forma, o profissional lifelong learner buscará capacitações que incorporem skills de liderança e gestão de pessoas, ampliando suas chances de conquistar a vaga desejada.

Dessa forma, esse profissional no caso, precisará revisar quais seus pontos de melhoria para atingir as competências e habilidades desejadas.

5) Investimento em conteúdos de qualidade 

Como dito anteriormente, a prática da aprendizagem continua, não requer, necessariamente, vínculos com instituições de ensino, porém, a busca por conteúdos de alta qualidade é primordial neste processo.  

Esteja aberto ao novo

O ponto chave dessa prática é estar, constantemente, aberto ao novo. Aprender é continuamente reaprender. Profissionais que desejam crescer pessoal e profissionalmente devem olhar para o conceito de lifelong learning com mais detalhe, entregando-se a esse estilo de vida, pois os retornos e ganhos são exponenciais.  

Conheça a plataforma do Instituto Hubse

Recentemente, lançamos a nova plataforma do Instituto Hubse

A nova plataforma conta com um ambiente moderno e intuitivo, com cursos nas categorias de Smart CityGeotecnologias e Educação. Trouxemos algumas mudanças para esse novo ambiente, como os pacotes de assinatura, cursos e conteúdos de parceiros, fórum de discussão entre alunos, exercícios e muitos materiais de apoio nas aulas.

 

Fontes: (Lifelong Learning: A educação continuada como diferencial); (Você já ouviu falar em lifelong learning? Entenda esse conceito!); (Lifelong Learning and Technology); (Lifelong learning: Conceito, objetivos, pilares e vantagens); (Pesquisa Global com Alunos 2019); (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua 2019). 

 

Artigo Hubse

Buscar por uma postagem

Instituto Hubse

Plataforma de Educação Instituto Hubse

Programa Cidades Saudáveis

Programa Cidades Saudáveis

[Playlist] HUBSmart Cities

Seja um parceiro estratégico da Hubse!