A Geotecnologia é para mim? Uma reflexão para sua carreira!

Será que a Geotecnologia é ideal para seu perfil profissional? Neste artigo, trouxemos algumas reflexões sobre o assunto. Venha conferir! *Por Maria Júlia Donda

“Se o ONDE é importante para seu negócio então Geoprocessamento é sua ferramenta de trabalho” – Câmara e Davis (2001, INPE).

Está é uma frase bem conhecida no meio das Geotecnologias. Em tudo temos informação, desde o que transmitimos, até o que recebemos. A Geotecnologia está conectada a todo lugar e pessoa, da mesma forma que a tecnologia, que também faz parte do nosso dia a dia, está em tudo que fazemos e por onde vamos. 

Dessa forma, considerando o potencial das Geotecnologias, podemos imaginar diversos cenários onde ela pode e deve ser aplicada para melhorar as decisões, as tornando inteligente e com base em dados. 

Se você ainda não consegue imaginar, continua aqui mais um pouquinho que eu vou te explicar… 

No artigo anterior falamos sobre as contribuições do Sistema de Informação Geográfica (GIS) ao crescimento pessoal e cognitivo do aluno. Neste artigo, vamos conversar sobre as aplicações do GIS (que é uma das tecnologias que a Geotecnologia engloba) na educação de forma prática, independentemente do nível. 

Acompanhe o primeiro artigo sobre o assunto: A contribuição do GIS na Educação, muito além dos Mapas

Geotecnologia e suas possibilidades

A Geotecnologia é o conceito do conjunto de tecnologias que podem ser utilizadas para a coleta, processamento e análise das informações com referências geográficas. Entre as tecnologias, podemos citar o GIS.

O GIS é interdisciplinar, podendo auxiliar em diversas matérias e áreas, aprimorando seus conhecimentos geográficos e usando a tecnologia como um meio, por isso suas aplicações podem ser das mais diversas. Se você tem a necessidade de armazenar, analisar, processar os dados de estudo e ainda saber o “ONDE”, ele pode ser seu aliado. 

Como diz Leandro Karnal, “…O saber não é algo fixo. Inteligência não é mais quantidade de informação”. O que aprender, como aprender está em constante mudança, e além de acompanhá-la, precisamos aplicá-la com qualidade, seja um aluno ou um educador. E as Geotecnologias podem auxiliar nessa aprendizagem, de forma dinâmica representando as informações geograficamente e possibilitando que seus usuários tenham interação com o que estão aprendendo. E assim, que realizem análises e encontrem resoluções de desafios cada vez mais assertivos e inteligentes.

Como aplicar a Geotecnologia na prática?

As aplicações podem ser das mais diversas. Já pensou em estudar os desastres naturais ou todo o conteúdo que engloba o meio ambiente, com seus alunos utilizando o GIS ao invés de apenas o material visual e habitual como livros e vídeos de Youtube? Sem sair da sala de aula, você pode oferecer um método de aprendizagem diferente, e ao mesmo tempo levá-los até a área de estudo, fazendo com que eles entendam e tenham total interação com a área e seus dados. 

Para mais dicas, sugerimos esse artigo: Dicas essenciais para usar a tecnologia em sala de aula

Ou já imaginou deixar de lado as inúmeras planilhas de Excel e o tão utilizado PowerPoint? Pois adotando formas mais robustas, seguras e inteligente para o monitoramento dos dados do seu departamento, escola ou empresa, tudo em um único local, de forma interativa e atualizado em tempo real, você pode identificar geograficamente onde estão as informações, e assim melhorar suas decisões. 

Deixo aqui algumas das muitas aplicações de estudos que podem ser feitos com o GIS. Espero que esse artigo tenha deixado uma “pulga atrás da orelha” e despertado a curiosidade de procurar ainda mais sobre o assunto das Geotecnologias. E tenho certeza que apesar do seu nível de educador, seja de uma organização pública ou privada, encontrará uma forma de aplicar essa ferramenta inteligente aos seus estudos, ensinamento ou negócios. 

Algumas áreas de utilização das Geotecnologias: 

  1. Meio ambiente;
  2. Obras de saneamento, rodovias;
  3. Redes de telefonia;
  4. Saúde;
  5. Mapeamento de fatores que sejam importantes para prefeituras e governos;
  6. Uso para equipes que trabalham em campo;
  7. Manipulação de dados;
  8. Estatísticas.

Conheça a plataforma do Instituto Hubse

Recentemente, lançamos a nova plataforma do Instituto Hubse

A nova plataforma conta com um ambiente moderno e intuitivo, com cursos nas categorias de Smart CityGeotecnologias e Educação. Trouxemos algumas mudanças para esse novo ambiente, como os pacotes de assinatura, cursos e conteúdos de parceiros, fórum de discussão entre alunos, exercícios e muitos materiais de apoio nas aulas.

 

Buscar por uma postagem

Instituto Hubse

Plataforma de Educação Instituto Hubse

Programa Cidades Saudáveis

Programa Cidades Saudáveis

[Playlist] HUBSmart Cities

VAMOS BATER UM PAPO? ENVIE SUA MENSAGEM AGORA MESMO!