A educação mudou com o advento da tecnologia, tanto na forma de aprender como na própria sala de aula, ampliando as diversidades de recursos didáticos. *Por Ekristayne Santos
Você já parou para pensar em como a tecnologia transformou nossas vidas, as formas de comunicar, de informar e de consumir? Pensando nisso, olhemos para o setor da educação, que também foi transformado pela tecnologia.
“Como engajar uma geração que já nasceu conectada, que demanda cada vez mais velocidade e personalização? É preciso, encontrar diferentes recursos didáticos.”
Recursos didáticos utilizados na educação
Mas, o que são recursos didáticos? Recursos didáticos são os materiais que usados para uma melhor mediação entre o aluno e o conteúdo. Muitos são os materiais que podem ser utilizados como recursos didáticos, como por exemplo: quadro negro ou branco, giz ou canetão, apagador, jornais, cartazes, revistas, artigos e livros, televisão, aparelho de som, filmes, vídeos, imagens, computador, projetor, celular, podcast, redes sociais … Sim, as redes sociais podem ser exploradas como recurso didático. Além disso, podem ser utilizados instrumentos próprios de áreas especificas como da saúde – tubos de ensaio, microscópio entre outros, sem falar nos jogos de videogame, passeios virtuais e vídeos em realidade aumentada e virtual.
São infinitas as possibilidades! Mas, uma coisa é preciso levar em consideração: a escolha do recurso didático que melhor comunica com os alunos. Em outras palavras, se a tecnologia modificou nossa maneira de comunicar, ela também interferiu no modo de aprender. Portanto, professores, produtores de conteúdo e todas as pessoas que se preocupam em aprimorar seu desenvolvimento pessoal e profissional, precisam ter atenção como o recurso que facilita a aprendizagem.
Sugestão de leitura: Afinal, qual o propósito de educar e de aprender?
Não existe o melhor ou mais certo, mas existe o recurso didático pedagógico que melhor “pluga” com a habilidade da pessoa que está aprendendo. Ou seja, se você aprende melhor ouvindo, busque conteúdos audiovisuais, como podcast, vídeos etc. Mas, se sua habilidade de apreender é pela leitura, então procure recursos escritos, como livros, artigos e outros tantos. Só um alerta: se os recursos não forem utilizar de modo adequado, acaba atrapalhando o entendimento do conteúdo, ao invés de aperfeiçoá-los. A tecnologia, nos ajuda a construir conteúdos e trilhas de aprendizagem que seja adaptativo ao seu modo de aprender.
Saiba mais sobre o uso da tecnologia na educação: Dicas essenciais para usar a tecnologia em sala de aula
Conheça a plataforma do Instituto Hubse
Recentemente, lançamos a nova plataforma do Instituto Hubse!
A nova plataforma conta com um ambiente moderno e intuitivo, com cursos em diversas categorias. Trouxemos algumas mudanças para esse novo ambiente, como os pacotes de assinatura, cursos e conteúdos de parceiros, fórum de discussão entre alunos, exercícios e muitos materiais de apoio nas aulas.