Lifelong Learning: conheça mais sobre o conceito

O termo Lifelong Learning tem ganhado um grande destaque no mercado, isso porque traz uma premissa que deve acompanhar a rotina de qualquer pessoa ou profissional. 

Vivemos em um mundo onde a produção e divulgação de informação está cada vez mais rápida e acessível, o que torna o processo de aprendizagem ainda mais simples para quem deseja se qualificar. 

Infelizmente, há anos as pessoas precisam escolher entre trabalhar ou estudar, e a maioria costuma escolher a primeira opção para ajudar com as contas de casa ou até mesmo para ter uma qualidade de vida melhor. 

Entretanto, hoje é mais do que possível trabalhar com o desenvolvimento de software automação comercial, por exemplo, e conciliar a rotina de trabalho com cursos profissionalizantes ou até mesmo com uma faculdade, ou pós-graduação. 

Costumam dizer que conhecimento é poder e é a única coisa que ninguém consegue retirar de nós, e isso é verdade. Podem-se passar anos e anos, mas quando você estuda e possui propriedade sobre um assunto, aquilo permanece com você até o fim. 

E vivendo no mercado que vivemos hoje, aprender coisas novas é um diferencial para qualquer profissional. Dentro de um mercado extremamente competitivo e exigente, quem demonstra paixão pelo novo, acaba se destacando em meio a outros profissionais. 

Sendo assim, o conceito de Lifelong Learning surgiu justamente para provar a todos que nunca é tarde para aprender algo novo e investir em um assunto para melhor aperfeiçoamento profissional ou pessoal. 

Seja você o dono de uma gráfica para impressão de apostilas ou até mesmo um médico renomado, aprender algo novo só trará benefícios e fará de você um profissional e uma pessoa melhor para o que der e vier. 

Por isso, hoje iremos abordar sobre o conceito de Lifelong Learning, sua importância nos dias de hoje e como aplicá-lo para obter ótimos resultados e se tornar uma pessoa sedenta por conhecimento. 

Conheça o Lifelong Learning 

O termo, conhecido em inglês, significa aprendizado ao longo da vida, quando traduzido literalmente. E como o próprio nome já diz, o conceito defende a ideia de um aprendizado contínuo durante a vida, independente da idade. 

Muitas pessoas acabam parando de estudar quando terminam o ensino médio ou até mesmo a faculdade, acreditam que apenas isso é o suficiente para conseguirem um bom trabalho dentro do mercado. 

E por um lado isso não está errado, pois uma pessoa com o ensino médio completo, e ainda mais com um diploma em mãos, possui ainda mais chances de conseguir um bom cargo em uma assessoria contábil para empresas ou seja qual for a empresa que deseje trabalhar. 

Mas também é importante citar que o aprendizado é algo que deve acompanhar nossa rotina e não se limitar apenas a uma sala de aula, com horários fixos de estudos, colegas de turma e um professor ensinando o que deve ser feito. 

Quando se termina o ensino médio ou até mesmo a faculdade, é importante que a pessoa procure novas maneiras de continuar aprendendo e adquirindo novas habilidades e conhecimentos que poderão ser úteis em seu dia a dia. 

E não caia na ideia de que quem está velho ou aposentado não consegue mais fazer isso, o conhecimento é atemporal, não vê idade, gênero sexual, posição social ou cor da pele, ele está a disposição de diversas maneiras para que todos possam aprender. 

Por isso, o conceito do Lifelong Learning traz a ideia de contínuo aprendizado durante a vida, tanto para quem trabalha com integração de sistemas de automação ou seja qual for a sua área de atuação, idade ou preferências. 

Entenda a importância do Lifelong Learning 

Quando uma pessoa possui propriedade em um assunto e o domina bem, ela sempre estará disposta a inovar e achar novas maneiras de ganhar dinheiro e até mesmo ajudar outros que possam estar passando por um momento delicado. 

Por exemplo, vamos imaginar que um profissional em decoração de bolos trabalha em uma doceria renomada de sua cidade, mas devido a problemas financeiros na empresa, ele acabou sendo demitido. 

Por mais terrível que seja essa situação, esse profissional perdeu o seu emprego mas não o seu conhecimento, ou seja, ele pode continuar fazendo seus bolos e vendendo como autônomo e, quem sabe, até mesmo abrir a sua própria loja de bolos. 

Um profissional que domina bem o seu trabalho, consegue realizar uma consultoria técnica ambiental, por exemplo, sem o auxílio de outros, pois sabe que estudou muito e entende bem sobre o assunto. 

E isso se aplica a tudo na vida, não apenas ao meio profissional, afinal de contas, estamos aprendendo coisas novas sobre a vida todos os dias e devemos continuar nessa jornada em busca de conhecimento. 

Por isso, o Lifelong Learning se tornou tão importante nos últimos anos, pois traz um incentivo a mais para aqueles que acham que está muito tarde para aprender algo novo ou se especializar em algo para mudar de carreira ou apenas porque gostam do assunto. 

Enquanto houver vida e acessibilidade a conteúdos de qualidade, nunca será tarde para investir em você mesmo, no seu conhecimento e em tudo de bom que ele pode proporcionar para a sua vida pessoal e profissional. 

Aprenda a como aplicar o Lifelong Learning 

Se você deseja ser um especialista em consultoria administração empresarial ou até mesmo aprender a costurar por hobby, as dicas que daremos a seguir são essenciais para te ajudar no processo de aprendizagem de algo novo. Confira: 

Faça cursos profissionalizantes

Hoje, existe uma variedade de cursos a disposição de todos, são diversos segmentos, preços, formatos e assuntos para agradar a todos, e que pode ser usado para trazer algo novo para a sua vida. 

Após a chegada do marketing digital, os cursos online se tornaram uma grande febre, e hoje, não é mais necessário que alguém saia de sua casa para fazer um curso e aprender algo novo, é possível fazer isso através da sua própria casa. 

Na internet você encontra uma enorme gama de cursos, seja para o aperfeiçoamento profissional ou até mesmo para aprender sobre algo que você gosta, busque pelo segmento deles, como:

  • Beleza.
  • Marketing;
  • Empreendedorismo;
  • Finanças;
  • Saúde;
  • Educação, entre outros. 

Seja para se tornar um profissional melhor e oferecer a sua própria consultoria em implantação de erp ou até mesmo para aprender a treinar em casa, com cursos e certificações fica ainda mais simples e acessível aprender algo novo. 

Esteja atento ao mercado

O mercado mundial e nacional está mudando constantemente, todos os dias existem novidades e coisas que podem fazer toda a diferença dentro da sua empresa, da sua profissão e do seu escopo de trabalho. 

Por isso, é importante estar de olho em tudo o que acontece no mercado e, principalmente, dentro do seu segmento de atuação, seja ele saúde, educação, comunicação ou qualquer outro. 

Isso porque, ao se atentar às novidades e mudanças, você saberá o que está em alta e o que está sendo exigido dos profissionais que compartilham a mesma área com você, e isso te ajudará a saber o que estudar de novo. 

Ficar de olho em aplicativos e sites de notícias é uma ótima opção, ou até mesmo assinar uma newsletter de um blog que fale sobre a sua profissão também ajuda e muito a te deixar a par de tudo o que acontece.

Converse com profissionais

Hoje, tornou-se ainda mais simples encontrar profissionais dispostos a te ajudar, seja em uma empresa de consultoria em tecnologia da informação ou até mesmo através das redes sociais. 

Sendo assim, use isso ao seu favor e troque figurinhas com outros profissionais da sua área ou até mesmo com pessoas que possuem um maior domínio sobre algo que você deseja aprender ou está começando a conhecer. 

Por exemplo, um advogado em começo de carreira pode procurar por um que está há anos no mercado e obtém muito sucesso, assim como uma pessoa que está começando a cozinhar pode procurar por alguém que já cozinha bem há bastante tempo. 

Essas trocas te trarão uma nova perspectiva sobre o que está aprendendo de novo e ainda te ensinarão coisas novas, além de apresentarem os lados positivos e negativos de tudo, tornando o processo de aprendizagem mais leve e até mesmo divertido. 

Considerações finais

Essas são dicas simples mas essenciais para quem deseja aplicar o conceito do Lifelong Learning em sua vida e estar sempre atrás de novidades e conhecimentos que ajudem na transformação de suas vidas e mentalidades. 

Dessa maneira, você ajudará outras pessoas a também correrem atrás de conhecimento e se tornará uma pessoa com mais experiência para o que der e vier, afinal de contas, podem tirar tudo de você, menos o seu conhecimento. 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

 

 

Quer saber mais sobre esse conceito? Sugerimos a leitura deste artigo: 5 benefícios do Lifelong Learning para sua carreira profissional

Quer se conectar com a Hubse?