aprendizado contínuo

O Aprendizado Contínuo sustenta que os estudos devem sempre fazer parte da nossa rotina e não somente no período da educação básica, ou ainda, na graduação. Você já implementou essa filosofia? *Por Juana Cunha 

Você tem o hábito de leitura, de estudo, de se aprimorar? Hoje, com as diversas tecnologias que temos, o hábito de tirar um tempo para estudar ou conhecer algo novo está quase escasso. Um diploma finaliza um ciclo estudantil, mas o aprimoramento é constante, certo? 

POR QUE O APRENDIZADO CONTÍNUO JÁ É UMA REALIDADE?

Assim como somos capazes de continuar aprendendo, quando não exercitamos, esquecemos. A curva do esquecimento, pressupõe o declínio da memória com o tempo. Os programas de treinamentos precisam ser projetados para possibilitar o aprendizado contínuo, reforçando informações fundamentais em pílulas de conteúdo para que o máximo de conhecimento seja absorvido.  

Conteúdos pequenos e de fácil interpretação auxiliam na cultura de aprendizado autônomo, fazendo do aluno, um agente ativo em seu processo de ensino-aprendizagem. Mais do que um conceito, o aprendizado contínuo pode ser definido também como uma filosofia de vida. 

O termo já está em uso, porém denominado em inglês como “lifelong learning”, em tradução literal aprendizado para toda a vida. Para aprender continuamente é preciso esforço, dedicação e empenho em todas as tarefas, buscando extrair o que há de melhor em cada atividade realizada.

Sugestão de leitura: O Lifelong learning já é uma realidade. Você está preparado?

COMO IMPLEMENTAR O APRENDIZADO CONTÍNUO?

Na prática, no entanto, inserir esse conceito na rotina pode parecer um pouco complicado. Sendo assim, separamos 2 dicas que fazem grande diferença na implementação do novo hábito. Confira abaixo! 

Programas de Assinatura de Curso: como plataformas de cursos com conteúdos do seu interesse. A Hubse hoje trabalha com o método Lifelong Learning, o qual ressignifica seu processo de aprendizado e torna-o contínuo, fazendo do aluno um protagonista de seu ensino. Clique aqui para conhecer nossa solução. 

Coloque o aprendizado na rotina: insira pequenas leituras no dia-a-dia, ouça um podcast com algum conteúdo de caráter formativo, e é fundamental separar um tempo para você e sua jornada de aprendizado. Mesmo que sejam poucos minutos por dia, para virar rotina, primeiro é necessário criar o hábito! 

Se interessou pelo conteúdo mas não sabe como começar?

O Instituto Hubse te ajuda! Nossa plataforma de cursos é baseada na tecnologia LXP, na qual o aluno conduz seu tempo e processo, além disso, temos suporte para quaisquer dúvidas. 

Quer conhecer nossa plataforma e cursos? Clique aqui, e caso queira falar com algum especialista, basta clicar aqui!

Também temos uma opção voltada para aqueles que desejam hospedar cursos para capacitar clientes e/ou colaboradores. Clique no formulário a seguir para se tornar um parceiro estratégico da Hubse: 

Seja um parceiro estratégico da Hubse!