Por que organizar dados da Saúde Pública de uma cidade

A discussão sobre a saúde pública vem crescendo nos últimos anos, sendo tema de grandes debates. Entenda a importância de organizar os dados de uma cidade. *Por Adalgiso Júnior

As estruturas físicas dos hospitais, a capacidade de resposta a uma determinada doença e a gestão pública, tanto de dados quanto dos materiais, são condições que dizem respeito a saúde pública.

A criação do Sistema Único de Saúde (SUS), dentro da Constituição de 1988, trouxe para nós brasileiros uma esperança de que a grande maioria da população teria acesso a um sistema de saúde de qualidade e muito bem gerido. Hoje, sem dúvidas, o SUS é fundamental no tratamento e enfrentamento de doenças que atingem a grande parte da população. Sem este sistema, talvez o país estivesse numa grande crise humanitária.

O tempo passou, a sociedade avançou com a utilização das tecnologias. Entretanto, a capacidade de gerir e trabalhar com os dados sobre a saúde no Brasil ainda caminha a passos lentos, o que prejudica a tomada de decisão por parte dos gestores.

Qual a importância de organizar dados da saúde pública?

Quem está governando uma cidade, uma região ou um Estado precisa, muitas vezes, tomar decisões rápidas e eficientes. Isso implica em informações organizadas, integradas, intuitivas e que toda essa gama de dados esteja em um único local, para que, com a visão em diferentes escalas de análise, o gestor tome as melhores e mais assertivas decisões.

Imagine a seguinte situação: Um paciente de uma cidade X tem um problema de saúde e procura um hospital dessa mesma cidade. Por um certo tempo ele faz um acompanhamento de seu estado de saúde neste hospital, mas por algum motivo esse paciente precisa ir embora da cidade X e vai para uma cidade Y. Chegando na cidade Y, se o paciente quiser continuar seu acompanhamento médico, ele terá que iniciar do zero, terá que fazer todos os exames novamente, para que, a partir disso os médicos da cidade Y consigam iniciar um tratamento com esse paciente.

Percebem o “buraco” que se abre por não haver um sistema de comunicação entre os hospitais? E se houvesse um sistema de monitoramento capaz de armazenar os dados dos pacientes dos SUS? Que permitisse consultar o histórico médico desde o primeiro exame que esse paciente fez até o último? Não seria muito mais fácil gerir hospitais, cidades e regiões se os dados estivessem organizados e integrados dentro de uma plataforma inteligente de monitoramento de dados?

Leia também: Qual a importância do monitoramento dos dados para uma cidade?

Entenda como a Hubse pode ajudar cidades a integrarem seus dados

Nós fazemos isso! Queremos, com a utilização das nossas tecnologias e ferramentas de análise, auxiliar a tomada de decisão dos gestores. Entendemos que antes de prescrever o remédio para o paciente o médico precisa identificar o problema. Assim deve ser com as cidades inteligentes e integradas. É preciso identificar o problema para depois tomar as decisões. Isso passa pela análise estratégica dos dados.

O Programa Cidades Saudáveis surge da necessidade de monitorar e integrar dados e informações referentes a nossa saúde pública, que nunca foi tão exposta como agora em tempos da Pandemia do novo coronavírus.

No caso da pandemia de COVID-19, de uma hora para outra os gestores se viram obrigados a tomar decisões rápidas porque o vírus se espalhou de uma maneira avassaladora e sem precedentes. Além das inúmeras mortes causadas pelo vírus, há uma dificuldade em organizar os dados, sejam eles sobre a quantidade de hospitais preparados para receber pacientes, a quantidade de leitos gerais, de leitos de UTI para COVID-19, número de testes realizados, quais os tipos de testes realizados. Enfim…Talvez, com o monitoramento eficiente e organização dos dados, o número de mortes causadas pelo COVID-19 fosse bem inferior ao que vimos aqui no Brasil.

Quer mais informações sobre o Programa?

Saúde Pública

Leve essa solução para sua cidade!

Nós da Hubse estamos preparados para atender os municípios que desejam organizar os dados de saúde pública. Nossa equipe está totalmente focada e direcionada para a organização e a integração dos dados para auxiliar você, gestor, a tomar as melhores decisões.

Entre em contato e conheça nosso sistema de monitoramento!

Saúde Pública

VAMOS BATER UM PAPO? ENVIE SUA MENSAGEM AGORA MESMO!
Fale conosco pelo WhatsApp!
Enviar Mensagem