O consumo de Podcast tem crescido consideravelmente nos últimos anos. Esse formato de conteúdo é ágil e funcional para aprender novos conhecimentos. *Por Thaís Perez

Antes de listar as vantagens de aderir ao consumo de Podcast no seu dia-a-dia, vamos começar pelo principal: o que é um podcast?

O Podcast nada mais é que um formato de transmissão de conteúdo via áudio. Podemos entender que é o antigo e bom “rádio”, porém com algumas especificidades. Nesse sentido, o podcast pode ser ouvido pela internet a qualquer hora do dia, através do celular ou computador. Os temas e assuntos tratados em podcasts são variados, assim como o tempo de duração.

Tem interesse pelo tema de Educação e Smart Cities? Clique aqui para escutar um podcast sobre isso!

Quais são as vantagens de ouvir Podcast?

Além do fácil acesso à qualquer informação, podemos listar algumas vantagens em ouvir Podcasts no seu dia-a-dia, como:

Podem ser ouvidos em várias situações

Muitas pessoas utilizam o celular para ouvir podcast, basta colocar os fones de ouvido e aproveitar no local e momento que desejar. É possível ouvir enquanto arruma a casa, espera uma consulta, na academia, no trânsito, no trabalho, no supermercado ao fazer as compras… São muitas opções!

Não tem custo e anúncios, pois estão no online e offline

O conteúdo de podcast pode ser escutado sem precisar pagar para ter acesso, pois a maioria estão disponíveis de forma gratuita. Além disso, é possível fazer o download de episódios que você queira, para ouví-los sem internet e a qualquer momento.

É uma forma de descontrair e entreter

O podcast possui uma dinâmica bem descontraída e natural. Muitas vezes, até parece que você está conversando diretamente com a pessoa, ou escutando amigos e colegas.

Dependendo do assunto, o diálogo pode ser mais sério e contido, mesmo que ainda tenha essa naturalidade e leveza que as gravações em áudio proporcionam. Por ser um conteúdo totalmente em áudio (embora muitos bons podcasts também tem um blog que acompanha), os produtores e editores capricham no conteúdo, escolhendo muito bem as informações e as fontes, apresentado-as em um formato leve, atrativo e gostoso de ouvir.

Podcast é uma forma de estudar!

Sim. O podcast proporciona conhecimento e aprendizado em matérias escolares e até mesmo mais específicos e corporativos, como o Marketing Digital, Economia e Saúde. Por ter um período menor de duração que um vídeo, muitas pessoas utilizam desse recurso para estudar e economizar tempo.

Economia de tempo

Como vimos no tópico anterior, o consumo de podcast pode, significativamente, economizar tempo. Com uma vida corrida, agitada e com muitas tarefas, temos que aproveitar cada milésimo de segundo do dia, e o podcast é um grande facilitador nesse sentido.

Vídeos, artigos, livros e cursos online demandam reservar um tempo para serem consumidos, já com o podcast não é necessário, pois como foi listado entre as vantagens, você pode ouvir podcast enquanto realiza outras atividades.

Sugestão de leitura – Educação, tecnologia e recursos didáticos: aprendendo de forma adaptativa

O crescimento no consumo de Podcast pelos brasileiros

Em 2019/2020, a Associação Brasileira de Podcasters (abPod), divulgou a PodPesquisa, indicando que a média de idade do ouvinte brasileiro é de 28 anos. Além disso, entre os assuntos que mais interessam, são: cultura pop, humor e comédia, ciência, história e política.

Já no final de 2020 e início de 2021, um estudo realizado pela Globo, em parceria com o Ibope, ouviu mais de mil pessoas e revelou novas informações sobre o mercado de podcasts no Brasil. Entre os resultados, a pesquisa identificou que 57% dos entrevistados começaram a ouvir programas em áudio digital durante a pandemia.

Tem interesse no tema de Educação e Smart City? Escute o Podcast da Hubse!

Lançamos um episódio sobre a importância das Cidades Inteligentes focarem no desenvolvimento de pessoas. Convidamos o CEO da Hubse e responsável pelo Instituto Hubse, Júlio Ribeiro, para discutir as responsabilidades e compromissos de uma Cidade Inteligente. A tecnologia é fundamental e riquíssima no processo de tornar cidades mais inteligentes, mas o desenvolvimento de pessoas é prioritário. 

Escute agora mesmo no Spotify!

Ou escute no SoundCloud:

Buscar por uma postagem

Instituto Hubse

Plataforma de Educação Instituto Hubse

Programa Cidades Saudáveis

Programa Cidades Saudáveis

[Playlist] HUBSmart Cities

Seja um parceiro estratégico da Hubse!