Programa da Hubse se prepara para monitorar a distribuição da Vacina COVID-19 em municípios brasileiros

A tão esperada vacina contra a COVID-19 já é realidade no Brasil! E o Programa da Hubse se prepara para monitorar sua distribuição nos municípios. *Por Thaís Perez

Algumas cidades têm se planejado para receber a vacina da COVID-19. Neste meio tempo, é importante que os gestores também estejam preparados para acompanhar o monitoramento da distribuição de forma ágil e transparente, garantindo administração segura e disponibilidade para a população. 

Programa da Hubse se prepara para monitorar a distribuição da vacina nos municípios

O Programa Cidades Saudáveis desenvolvido pela Hubse já monitora os casos de COVID-19 em mais de 100 municípios brasileiros. Com a chegada da vacina, também será monitorado a distribuição da vacina, ajudando as agências de saúde e governos a executar seus planos de forma eficiente e estratégica.

Entre as possibilidades de monitoramento, o Programa se prepara para oferecer aos gestores e prefeitos dados como:

  • A identificação das instalações de armazenamento e distribuição da vacina;
  • Identificação e Priorização de grupos de riscos;
  • Identificação de lacunas no acesso, bem como a formulação de alternativas de distribuição;
  • Monitoramento dos indivíduos que receberam a primeira dose através de Sistemas.

Além disso, as informações fornecidas poderão trazer mais transparência aos municípios, sendo possível saber como cada unidade está se saindo na execução do plano, monitorando se suas populações estão passando por eventos adversos e rastreando a proporção da comunidade que foi vacinada.

Para mais informações sobre o monitoramento da distribuição, leia o artigo a seguir: How GIS Can Help Leaders Achieve Equitable, Speedy Vaccine Distribution

Primeira dose da vacina será aplicada em janeiro

O Estado de São Paulo já está com datas marcadas para iniciar a vacinação. O plano de vacinação prevê a distribuição de até 2 milhões de doses por semana, em média. Sendo assim, é importante que Estados e municípios estejam preparados para lidar com o monitoramento das informações, permitindo a compreensão do número de indivíduos imunizados e os próximos passos para a preparação da segunda dose.

Conheça o Programa da Hubse

Programa Cidades Saudáveis é uma iniciativa voltada a criar uma Plataforma de Integração de todos os dados da saúde pública. Além de trazer informações colaborativas, proporcionando corresponsabilidade e engajamento da população com o problema, o Programa traz dados da infraestrutura dos serviços de saúde do município.

Quer saber mais sobre o Programa?

Leia também: Portal de Monitoramento da CODIVAP é apresentado pela Hubse na Rede Alesp

 

Referências: (Vacinação em SP começa dia 25/01; veja os horários de funcionamento dos postos); (How GIS Can Help Leaders Achieve Equitable, Speedy Vaccine Distribution).

VAMOS BATER UM PAPO? ENVIE SUA MENSAGEM AGORA MESMO!
Fale conosco pelo WhatsApp!
Enviar Mensagem