Quando a cidade não está saudável

O que fazer?

Antes de decidir pelo remédio, o gestor precisa ser capaz de identificar os males que afligem a cidade. O Programa Cidades Saudáveis começa pelo diagnóstico das carências e desafios que impedem o trabalho de conhecimento e compreensão dos problemas da cidade.

Programa Cidades Saudáveis e Integradas CODIVAP

O Programa Cidades Saudáveis e Integradas CODIVAP é uma iniciativa voltada para criar uma Plataforma de Integração de todos os dados da saúde pública das cidades pertencentes à Associação de Municípios do Vale do Paraíba e Litoral Norte. Essa iniciativa, além de trazer informações colaborativas (proporcionando corresponsabilidade e engajamento da população de toda a região com o problema), converge os dados da infraestrutura dos serviços de saúde dos municípios para um só centro de controle e as informações sobre a Pandemia de COVID-19 coletadas em cada uma das cidades associadas.

A Plataforma é composta por três elementos básicos:

  • Coleta de dados: aplicações online e integração com outros sistemas;
  • Processamento: correlações, IA e previsão de cenários;
  • Indicadores: painéis dinâmicos com informação em tempo real. 

Dados e Indicadores

Os dados de infraestrutura de saúde do município servem como base para a construção de um ou mais indicadores de Cidade Saudável.

Junto aos dados de infraestrutura, os dados socioambientais ajudam a construir indicadores assertivos sobre o nível de saúde da cidade.

A integração dos mais diversos dados disponíveis permite um maior alcance do entendimento, por parte do gestor, sobre a saúde da cidade, sobretudo em momentos de crise.

Com esses dados, o Programa Cidades Saudáveis busca criar índices de risco e de saúde da cidade, que leve em conta diversos aspectos relacionados à saúde de um município e de seus cidadãos, e que seja aplicável a qualquer cidade ou grupo de cidades de forma imparcial, integrada e transparente.

Para compreensão acerca do processo de integração de dados e criação de indicadores úteis para embasamento e tomada de decisão, confira o Programa Cidades Saudáveis e Integradas CODIVAP, desenvolvido pela Hubse.

Fases da implementação

Etapa em que são coletados todos os dados já existentes e produzidos pela organização ou município.

Etapa em que são coletados novos dados seja por meio de banco de dados já existentes, seja por formulário colaborativo.

Etapa em que são organizados e tratados os dados coletados em planilhas e bancos de dados.

Etapa em que é feita a integração dos dados coletados com outros sistemas do município em uma plataforma.

Etapa de conclusão, em que a plataforma construída permite uso e acesso por parte dos gestores ou da população.

As informações organizadas e integradas podem ativar os processos de tomada de decisão para o planejamento e gestão da Saúde Municipal.

Pandemia - COVID-19

Monitoramento dos dados da PANDEMIA

O Programa Cidades Saudáveis é uma iniciativa criada para contribuir diretamente no contexto do COVID-19 e prover informações aos gestores públicos e aos cidadãos sobre o status da saúde municipal.

Planejamento na crise

+ Clareza da situação da Saúde pública para o cidadão.

+ Integração no fluxo de informações para os gestores públicos.

+ Possibilidades de conexões entre as soluções de mercado e as demandas públicas.

Para “assegurar uma vida saudável e promover o bem-estar para todas e todos, em todas as idades”, como prevê o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 3, da ONU, precisamos ser capazes de visualizar e compreender os fenômenos complexos que afetam a saúde no município. 
Com esse nível de entendimento, podemos criar estratégias que priorizem a saúde e a qualidade de vida dos cidadãos, de modo a realizar intervenções públicas fundamentadas e eficazes, capazes de satisfazer as reais necessidades da população.


Acompanhe as informações, mapas e recursos sobre o COVID-19 nos municípios da CODIVAP.

Painel de Indicadores - Regiões DRS - São Paulo

VAMOS BATER UM PAPO? ENVIE SUA MENSAGEM AGORA MESMO!
Fale com nosso atendimento por whatsapp
Enviar Mensagem